No mundo atual, as pessoas necessitam assimilar uma
enorme quantidade de informações, aprender sobre novos
processos, novas formas de se fazer coisas, novas
variáveis do mercado, se atualizar sobre os concorrentes,
novas estratégias no mercado, novos cenários
políticos-econômicos-financeiros.
Cada vez mais é necessário treinar pessoas e o número de
horas treinadas aumenta a cada ano na maioria das
empresas. Em contraposição a isto, a exigência do mundo
corporativo faz com que boa parte dos profissionais
tenham cada vez menos tempo disponível, face ao aumento
da carga de trabalho, além das constantes pressões por
resultados, mudanças de cenário, fusões, aquisições etc.
A área de educação corporativa tem, portanto, o
desafio de melhorar a eficiência dos treinamentos. É
preciso usar mais eficientemente o tempo das pessoas e
transmitir o conhecimento necessário de formas mais
eficazes, levando o conhecimento aos colaboradores da
melhor forma e em tempo hábil.
Passa a ser importante facilitar o processo de
aprendizagem de cada colaborador, identificando como
cada um aprende melhor, sabendo como e para quem aplicar
treinamentos mais teóricos, mais práticos, vivenciais,
quando um auto-aprendizado pode surtir efeito, bem como
em que circunstâncias e para que pessoas um e-learning
poderá funcionar melhor.
Forma Preferencial de Aprendizagem
As pessoas aprendem através de 4 formas de
aprendizagem: através dos sentimentos, da observação, do
pensamento e da ação.
Em geral, todos nós temos a capacidade de aprender
usando uma destas 4 formas, porém temos a preferência e
a facilidade de aprender melhor com um delas:
Vivência Concreta (sentir): Aprendizagem através
dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São
pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas
situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas
sensações e sentimentos do que em uma abordagem
sistemática aos problemas e situações. Há a
necessidade de contato com a realidade externa para
estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as
coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos
vivenciadores. As pessoas deste estágio de
aprendizagem valorizam o envolvimento em situações
reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e
complexas e são bons decisores intuitivos.
Observação Reflexiva (observar) :
Aprendizagem através das observações, sem a
necessidade de participar das coisas. O que mais
importa para estas pessoas é refletir sobre o que
observam. As pessoas deste estágio são pacientes,
valorizam a imparcialidade, buscam o significado das
decisões sob diferentes perspectivas;
Conceituação Abstrata (pensar): Aprendizagem
através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles
que compreendem, que pensam. As pessoas deste
estágio valorizam o planejamento sistemático, a
manipulação abstrata de símbolos, sentem-se
confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de
idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e
teoria. São decisores que operam em grande grau de
previsão e precisão dos resultados.
Experimentação Ativa (agir / fazer): Aprendizagem
através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática
e uma preocupação com aquilo que realmente funciona,
e não fica simplesmente observando uma situação.
Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os
resultados de sua influência e criatividade. As
pessoas deste estágio são impacientes, gostam de
influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o
que funciona sem se preocuparem porquê. São
decisores que gostam de ver o resultado, assumindo,
para isto, alguns riscos.
Estilo de Aprendizagem Individual
O Estilo de Aprendizagem é a combinação das duas
formas preferenciais de aprendizagem de cada pessoa.
Assim, cada pessoa poderá ter um dos quatro estilos de
aprendizagem:
Divergente, que é quem prioriza os sentimentos e a
observação;
Assimilador, que prioriza a observação e o
pensamento;
Convergente, que prioriza o pensamento e a ação;
Acomodador, que prioriza a ação e o sentimento.
precisão dos resultados.
O Teste de Estilo de Aprendizagem foi modelado pela
psicóloga e consultora Carmem Rittner, que atua há mais
de 30 anos em áreas de Desenvolvimento Humano e
aprendizagem, e o sistema do teste de estilo de
aprendizagem foi desenvolvido, implementado e é
comercializado pela OmRá.
Estilo de Aprendizagem de um Grupo
A Partir da identificação do Estilo de Aprendizagem
Individual, podemos analisar o perfil de aprendizagem de
um grupo, quer seja este grupo um grupo de colaboradores
que trabalham juntos em uma área, como por exemplo a
área de vendas, quer seja um grupo de colaboradores que
participará de uma turma de um treinamento específico.
Sabendo qual o estilo predominante de um grupo,
podemos adequar melhor os treinamentos, bem como a
metodologia de ensino aplicada, a fim de facilitarmos o
aprendizado de um grupo.
Por exemplo, este resultado de um grupo hipotético
mostra um grupo com grande tendência ao aprendizado
através dos sentimentos e também da ação, portanto
atividades que envolvam o grupo em ações práticas e
vivenciais tenderão a facilitar com que as pessoas
aprendam melhor e mais facilmente, enquanto que
palestras e apresentações teóricas, onde as pessoas
apenas tenham participação passiva, tendem a não
favorecer a aprendizagem.
Benefícios do Teste de Estilo de Aprendizagem
Para o Colaborador:
Autoconhecimento
Melhor rendimento e eficiência em
treinamentos
Melhor interação com a equipe
Melhor capacidade de transmissão de
informação
Para a Empresa:
Conhecimento do perfil de aprendizagem de cada
colaborador
Possibilidade de elaboração de estratégias de
treinamento
Grupos homogêneos
Grupos heterogêneos
Pra quem e como usar e-learning
Informação ao facilitador dos treinamentos sobre
perfil da turma
Melhoria do resultado final do treinamento, em
termos de absorção de conhecimentos, resultando em
menores custos de treinamento
Aceleração da curva de aprendizagem da empresa
sobre novos produtos, novos sistemas, novas
parcerias, novos processos
Possibilidade de uso para recrutamento e
seleção
Informações disponíveis no Teste de Estilo de
Aprendizagem
Para o Colaborador (acesso online e geração de
PDF)
Resultado individual gráfico com
identificação da forma preferencial e estilo de
aprendizagem de cada colaborador
Informações adicionais sobre a forma
preferencial do colaborador com identificação
dos pontos fortes de cada forma
Características do estilo de aprendizagem do
colaborador
Informações sobre as 4 Formas ou Estágios de
Aprendizagem
Informações sobre os 4 Estilos de
Aprendizagem
Sugestões de como melhorar a capacidade de
aprendizagem, a partir do conhecimento sobre seu
estilo
Dicas para desenvolvimento de cada estilo de
aprendizagem
Dicas sobre o aprendizado de uma equipe
Referências bibliográficas
Para a área de Desenvolvimento Humano
e Gestores:
Acesso aos resultados individuais dos
colaboradores / liderados
Visão em Grupo dos perfis e resultados
Workshops de Aprendizagem
Workshop para Gestores: Liderança
& Aprendizagem
Workshop para Equipes:
Aprendizagem & Comunicação
Workshops para Profissionais de
Treinamento / RH: Estratégias de RH a
partir dos estilos de aprendizagem
Coaching de Aprendizagem:
Devolutivas individuais para líderes