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Teste de Estilo de Aprendizagem

 

 

No mundo atual, as pessoas necessitam assimilar uma enorme quantidade de informações, aprender sobre novos processos, novas formas de se fazer coisas, novas variáveis do mercado, se atualizar sobre os concorrentes, novas estratégias no mercado, novos cenários políticos-econômicos-financeiros.  

Cada vez mais é necessário treinar pessoas e o número de horas treinadas aumenta a cada ano na maioria das empresas. Em contraposição a isto, a exigência do mundo corporativo faz com que boa parte dos profissionais tenham cada vez menos tempo disponível, face ao aumento da carga de trabalho, além das constantes pressões por resultados, mudanças de cenário, fusões, aquisições etc.

A área de educação corporativa tem, portanto, o desafio de melhorar a eficiência dos treinamentos. É preciso usar mais eficientemente o tempo das pessoas e transmitir o conhecimento necessário de formas mais eficazes, levando o conhecimento aos colaboradores da melhor forma e em tempo hábil.

Passa a ser importante facilitar  o processo de aprendizagem de cada colaborador, identificando como cada um aprende melhor, sabendo como e para quem aplicar treinamentos mais teóricos, mais práticos, vivenciais, quando um auto-aprendizado pode surtir efeito, bem como em que circunstâncias e para que pessoas um e-learning poderá funcionar melhor.

 

Forma Preferencial de Aprendizagem

 

As pessoas aprendem através de 4 formas de aprendizagem: através dos sentimentos, da observação, do pensamento e da ação.

 

Em geral, todos nós temos a capacidade de aprender usando uma destas 4 formas, porém temos a preferência e a facilidade de aprender melhor com um delas:

 

  • Vivência Concreta (sentir): Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos.

 

  •  Observação Reflexiva (observar) : Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas;

 

  •  Conceituação Abstrata (pensar): Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados.

 

  • Experimentação Ativa (agir / fazer): Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos. 

Estilo de Aprendizagem Individual

 

O Estilo de Aprendizagem é a combinação das duas formas preferenciais de aprendizagem de cada pessoa. Assim, cada pessoa poderá ter um dos quatro estilos de aprendizagem:  

 

 

  • Divergente, que é quem prioriza os sentimentos e a observação;

 

  • Assimilador, que prioriza a observação e o pensamento;

 

  • Convergente, que prioriza o pensamento e a ação;

 

  • Acomodador, que prioriza a ação e o sentimento. precisão dos resultados.

 

O Teste de Estilo de Aprendizagem foi modelado pela psicóloga e consultora Carmem Rittner, que atua há mais de 30 anos em áreas de Desenvolvimento Humano e aprendizagem, e o sistema do teste de estilo de aprendizagem foi desenvolvido, implementado e é comercializado pela OmRá.

 

Estilo de Aprendizagem de um Grupo

 

A Partir da identificação do Estilo de Aprendizagem Individual, podemos analisar o perfil de aprendizagem de um grupo, quer seja este grupo um grupo de colaboradores que trabalham juntos em uma área, como por exemplo a área de vendas, quer seja um grupo de colaboradores que participará de uma turma de um treinamento específico.

 

Sabendo qual o estilo predominante de um grupo, podemos adequar melhor os treinamentos, bem como a metodologia de ensino aplicada, a fim de facilitarmos o aprendizado de um grupo.

 

Por exemplo, este resultado de um grupo hipotético mostra um grupo com grande tendência ao aprendizado através dos sentimentos e também da ação, portanto atividades que envolvam o grupo em ações práticas e vivenciais tenderão a facilitar com que as pessoas aprendam melhor e mais facilmente, enquanto que palestras e apresentações teóricas, onde as pessoas apenas tenham participação passiva, tendem a não favorecer a aprendizagem.

 

 

Benefícios do Teste de Estilo de Aprendizagem 

 

  • Para o Colaborador:
    • Autoconhecimento
    • Melhor rendimento e eficiência em treinamentos
    • Melhor interação com a equipe
    • Melhor capacidade de transmissão de informação

 

  • Para a Empresa:
    • Conhecimento do perfil de aprendizagem de cada colaborador
    • Possibilidade de elaboração de estratégias de treinamento
      • Grupos homogêneos
      • Grupos heterogêneos
      • Pra quem e como usar e-learning
    • Informação ao facilitador dos treinamentos sobre perfil da turma
    • Melhoria do resultado final do treinamento, em termos de absorção de conhecimentos, resultando em menores custos de treinamento
    • Aceleração da curva de aprendizagem da empresa sobre novos produtos, novos sistemas, novas parcerias, novos processos
    •  Possibilidade de uso para recrutamento e seleção

 

Informações disponíveis no Teste de Estilo de Aprendizagem 

 

  • Para o Colaborador (acesso online e geração de PDF)
    • Resultado individual gráfico com identificação da forma preferencial e estilo de aprendizagem de cada colaborador
    • Informações adicionais sobre a forma preferencial do colaborador com identificação dos pontos fortes de cada forma
    • Características do estilo de aprendizagem do colaborador
    • Informações sobre as 4 Formas ou Estágios de Aprendizagem
    • Informações sobre os 4 Estilos de Aprendizagem
    • Sugestões de como melhorar a capacidade de aprendizagem, a partir do conhecimento sobre seu estilo
    • Dicas para desenvolvimento de cada estilo de aprendizagem
    • Dicas sobre o aprendizado de uma equipe
    • Referências bibliográficas

 

    •  Para a área de Desenvolvimento Humano e Gestores:
      • Acesso aos resultados individuais dos colaboradores / liderados
      • Visão em Grupo dos perfis e resultados

 

 

Workshops de Aprendizagem

 

  • Workshop para Gestores: Liderança & Aprendizagem

  

  • Workshop para Equipes: Aprendizagem & Comunicação

  

  • Workshops para Profissionais de Treinamento / RH: Estratégias de RH a partir dos estilos de aprendizagem

  

  • Coaching de Aprendizagem: Devolutivas individuais para líderes